Wednesday, July 9, 2008

Sak Yant - Tatuagem espiritual


Sak Yant, também chamado de tauagem yantra, é uma forma sagrada de tatuagem, praticada no sudoeste dos países asiáticos, entre eles Camdodia e Tailândia.

Sak Yant normalmente são tatuados por monges Budistas. Wat Bang Phra, em Nakhon Chaysri, província de Nakhon Pathom na Tailândia é atualmente o templo mais famoso com tatuagem Yantra.

Os desenhos Yantra, que já existiram na Índia, foram adaptados por Khemer, quando o budismo chegou da India. Registros mostram qua as tatuagens Yantra datam dos tempos de Angkor. Diferentes mestres adicionaram estes desenhos às visões recebidas em suas meditações.

No Cambodia, a tatuagem é usada para a autoprotecção. Os Cambodianos acreditam que um Yantra tem os poderes mágicos que defendem o tatuado do mal e das dificuldades. A tatuagem é particularmente popular entre os militares. O Yantra supostamente garante que a pessoa tatuada não terá nenhum dano físico, desde que siga determinadas condições. Supostamente, a pessoa não pode conversar com ninguém durante três dias e três noites após ter recebido uma tatuagem Yantra. Uma outra alternativa é seguir os cinco preceitos budistas que são: não matar, roubar, mentir, ser intoxicado por álcool ou pela luxúria sobre as mulheres.

Os desenhos de tatuagem Yantra também são aplicados à muitos outros meios, tais como o pano ou o metal. Estes objetos colocados em um local de culto da casa, são considerados uma forma de proteção da morada contra todos os tipos de perigos e doenças entre os moradores, é usado também com a finalidade de aumentar a riqueza ou atrair novos amores.

A atriz holiwoodiana Angelina Jolie é adepta das tattoos Sak Yant, ostentando uma em seu braço e duas em suas costas, uma delas trata-se da imagem de um tigre. Tatuagens de Angelina Jolie.

Confira abaixo os vídeos no templo budista Wat Bang Phra e uma matéria com um rapaz recebendo sua tattoo Sak Yant.




Vídeo muito interessante, com o Ajahn Noo Kanpai sobre tatuagem espiritual tailandêsa, igualmente conhecido como Sak Yant.



No site sak-yant.com, encontram-se mais informações sobre a tatuagem espiritual, além de belas fotos da arte religiosa.

No comments:

Post a Comment